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Estrutura Organizacional

Funções da Empresa

Numa empresa distingue-se 6 funções:


Função de produção – a produção é definida como um processo pelo qual as matérias-primas são transformadas em produtos, que vão satisfazer as necessidades da sociedade/ consumidores. É a função principal dentro de uma organização.

Características, técnicas, tipo de material usado, desempenho, utilidade, forma... Esse conhecimento é o know-how da produção. Ao determinar a capacidade de produção devemos considerar o tempo de operação da fábrica, a relação unidades/horas, o volume de vendas esperado e a capacidade de produção de cada equipamento.


O Departamento de Controle de Produção é o sector preocupado com os controles de qualidade do produto, da matéria-prima, dos custos na produção, programação e coordenação da produção. Como a função de produção é uma das actividades principais na organização, deverá estar em contínua ligação ao presidente da empresa, para que as decisões sejam tomadas com rapidez.


Função comercial (marketing) – determina as necessidades e desejos do consumidor e produz bens que satisfaçam essas necessidades. Dentro das suas actividades existe o merchandising (propaganda). A área de marketing é responsável por trazer novos clientes e manter os antigos.Os meios de divulgação são: Internet, jornais, revistas especializadas, outdoors, faixa nas ruas, anúncios em autocarros, propaganda em rádio/TV. Deve também preocupar-se com oatendimento, que se inicia na recepção da empresa ou no telefone. No atendimento usa-se o bom senso, linguagem clara, olhos nos olhos do cliente, escutando-o, não o interrompendo e não dizendo que o cliente está errado. Os principais tipos de cliente são: o tipo preço, o tipo calado, o tipo arrogante, o tipo intelectual, o tipo apressado e o tipo velho conhecido. Cada um deve ser tratado de uma maneira diferente.


Função de Pessoal - Recursos Humanos (RH) – faz a análise do trabalho, com os seguintes objectivos: eliminação de falhas, aprendizagem e estágio dos funcionários/ colaboradores e especialização das funções. A avaliação do desempenho, ou seja, adequação do indivíduo às tarefas/ funções designadas, promoções, incentivo salarial ao bom desempenho, melhoria das relações humanas, auto-aperfeiçoamento do empregado. O RH também tem a função de selecção e recrutamento de novos funcionários e designação das respectivas actividades.


Função financeira (contabilidade) – tem como objectivo básico a obtenção de lucro para manter o negócio em funcionamento. A contabilidade tem como função o controle do património e as informações sobre a sua composição e variáveis. Inclui relatórios à administração, aos proprietários e directores, aos credores e fornecedores, aos bancos e financeiras, ao governo (tributos) e aos investidores. No cálculo dos custos e orçamentos, deve-se levar em conta gastos como: instalações; aluguer; despesa com água, luz, telefone; material de oficina; material de escritório; impostos; componentes(materiais); encargos sociais e mão-de-obra; custos de distribuição (propaganda, telefone, combustível, promoções, correio...). A função contabilidade também deve administrar o controle do património e as informações sobre sua composição e variações para informar terceiros, que têm interesses vinculados ao património, como: 1 – proprietários e directores que, por meio de relatórios, podem verificar se a actividade da empresa está a alcançar os objectivos desejados; 2 – os credores e fornecedores. São grupos que têm interesse em conhecer a empresa, a fim de avaliar a sua capacidade de saldar no vencimento os compromissos assumidos; 3 – os bancos e as financeiras. São grupos que têm grande interesse em conhecer empresa para, através dos balanços e demonstrativos, avaliar a sua capacidade de liquidez em saldar os seus compromissos no vencimento; 4 – o governo que, necessita de informações sobre as actividades para exercer o seu poder de tributo (cobrança de impostos); 5 – os investidores que, precisam saber como estão sendo desenvolvidas as operações da empresa, a fim de que possam decidir a respeito de uma futura compra ou venda de acções.


Função administrativa – administra os serviços de compras, stocks e controles. Deve ser informatizada, com a elaboração de vários relatórios de controle, incluindo entrada/saída de produtos, análise financeira, receita, despesa, património... Na administração de uma empresa, o planeamento organizacional é fundamental para alcançar o sucesso empresarial. É projectado a médio prazo e tem como decisões principais: 1 – estruturar os recursos da empresa para proporcionar melhor desempenho; 2 – organizar, adquirir e desenvolver os recursos; 3 – estruturar o fluxo de informações, de autoridade e responsabilidade; 4 – adquirir e desenvolver recursos financeiros, humanos e materiais. Os procedimentos básicos a serem adoptados; os produtos ou resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; os responsáveis pela sua execução e implantação. Numa empresa, o controle é a função administrativa de restringir e regular vários factores. Isto equivale a verificar que cada pessoa faz a coisa certa, no tempo certo, no lugar certo e com os recursos certos.


Função executiva – deve traduzir os planos dos superiores em planos e ordens imediatos, emitir ordens específicas, supervisionar e motivar os funcionários. Divide-se em directores e gerentes de departamentos.


Departamentos – são unidades necessárias ao dia-à-dia operacional da organização, cuja função é importante para a eficiência. Ex: departamento de contabilidade, departamento de engenharia, sector de compras.


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