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ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

A tarefa da Administração é alcançar os objectivos propostos pela empresa por meio do planeamento, organização, direcção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objectivos.


TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


TAREFAS – ESTRUTURA – PESSOAS - AMBIENTE - TECNOLOGIA

O fenómeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração e alcançou rápidas e profundas mudanças económicas, sociais e políticas, foi a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

A revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção desenvolveu a industrialização, que se estendeu rapidamente a toda Europa e aos Estados Unidos.

A revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914.

A revolução da electricidade e derivados de petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima e a moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial:
a) Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica.
b) Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.


As teorias administrativas nascem com TAYLOR que deu ênfase nas tarefas em 1903. Conhecido como o precursor da TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objectivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da selecção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.

Propostas básicas de TAYLOR, as 5 funções essenciais da GERÊNCIA ADMINISTRATIVA:

1-Planear - Estabelece os objectivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de acções para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base directora à operacionalização das outras funções.

2-Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objectivos definidos.

3-Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planeamento estabelecido.

4-Controlar-Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das actividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

5-Coordenar - A implantação de qualquer planeamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Num segundo momento surge a ênfase na estrutura com as ideias da Teoria Clássica de FAYOL e a Teoria Burocrática de WEBER.

FAYOL relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de TAYLOR, são eles:

1-Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

2-Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

3-Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

4-Unidade de direcção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de actividades com os mesmos objectivos.

5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

8-Centralização - As actividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

11-Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

14-Espírito de corpo - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Paralelamente entre a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, de TAYLOR e a ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA de FAYOL conclui-se que:

Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização. A ênfase dada por TAYLOR era sobre a adopção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto FAYOL enfatizava a estrutura formal da empresa e a adopção de princípios administrativos pelos altos escalões.

Mais tarde…

Aparece a reacção humanística com a ênfase nas pessoas - Teoria das Relações Humanas, Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

A ênfase no ambiente surge com a Teoria dos Sistemas e a Teoria das Contingências, sendo que esta última passou a enfatizar a tecnologia.

Na história da evolução da ADMINISTRAÇÃO não podemos esquecer uma contribuição muito importante que foi a de ELTON GEROGE MAYO, criador da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, desenvolvida a partir de 1940 nos USA e mais recentemente com novas ideias com o nome de TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Foi basicamente o movimento de reacção e oposição a TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA, com ênfase concentrada nas PESSOAS.

Em 1932, quando essa experiência foi suspensa já estavam definidos os princípios básicos da Escola de RELAÇÕES HUMANAS, como: nível de produção como resultado da integração social, o comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, as relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais.

A partir de 1950 foi desenvolvida a TEORIA ESTRUTURALISTA, preocupando-se em integrar todas as Teorias das escolas acima, que teve inicio com a TEORIA DA BUROCRACIA DE MAX WEBER, que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objectivos, para que se tenha o máximo de eficiência.

TEORIA DE SISTEMAS, desenvolvida a partir de 1970, passou a abordar a empresa como um sistema aberto em contínua interacção com o meio ambiente que o envolve, e a TEORIA DA CONTINGÊNCIA, desenvolvida no final da década de 1970. Para essa teoria a empresa e sua administração são variáveis dependentes do que ocorre no ambiente externo, à medida que o meio ambiente muda, também ocorre mudanças da empresa e na sua administração. O chamado Factor externo.

Conclui-se que:

Os princípios fundamentais das teorias de TAYLOR, FAYOL, MAYO e WEBER foram e serão sempre os pilares da evolução e desenvolvimento da ciência da ADMINISTRAÇÃO.

A Administração envolve, não só as empresas como também as pessoas que fazem parte delas, as relações internas entre funcionários, as relações externas e as influências que o ambiente e a globalização exercem sobre elas.



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