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O Técnico de Secretariado é uma Profissão que exige capacidade de adaptação pessoal , ou seja, capacidade de adaptação às circunstâncias porque é uma Profissão em que o aspecto humano e relacional é muito importante. Memória, organização, perspicácia, noção de prioridades, lealdade, discrição, etc. são indispensáveis. 


Além disso, requer ter muita Paciência!

- Escrever uma carta urgente que o Director pediu, mesmo à hora de sair...

- Atender o telefone enquanto estava a escrever uma carta importante...

- Receber um visitante quando estava a pôr o Arquivo em ordem...

- Encontrar uma carta no Arquivo sem referência, sem data, sem indicações precisas.



Mudar de tarefas várias vezes ao dia, requer muita paciência e dedicação.








Perfil Profissional

  • Dominar pelo menos duas Línguas Estrangeiras; 
  • Possuir uma boa cultura geral, dominar vários assuntos para poder prestar apoio, colaboração.
  • Capacidade de Método e Organização;
  • Espírito aberto a uma permanente actualização;
  • Facilidade para trabalhar em equipa ;
  • Provar o seu profissionalismo, mostrar o gosto em ser útil.
  • Apresentar-se sempre disponível, ser polivalente.




Qualidades pessoais


Eis algumas das qualidades pessoais que um Técnico de Secretariado deverá apresentar, umas poderão ser inatas outras aprendidas:

  • Cuidar da aparência e apresentação, boa postura;
  • Simpatia e Cortesia;
  • Lealdade, honestidade e perspicácia ;
  • Boa Memória escrita e visual;
  • Facilidade de comunicação oral e escrita;
  • Espírito de Iniciativa e Cooperação;
  • Capacidade de adaptação;
  • Estabilidade emocional;
  • Resistência à rotina e ao stress;
  • Assertividade.




tecnicas de secretariado





Perfil de competências:

  • Demonstrar uma visão crítica e actual da estrutura e funcionamento das organizações;
  • Planear e organizar a rotina diária e mensal da chefia/direcção, providenciando o cumprimento dos compromissos agendados;
  • Organizar e executar tarefas relacionadas com o expediente geral do secretariado da chefia/direcção;
  • Trabalhar com disciplina e metodologia;
  • Executar tarefas inerentes à gestão e organização do secretariado de uma empresa ou serviço
  • público;
  • Utilizar as regras da ergonomia, higiene, segurança e saúde no trabalho;
  • Revelar as qualidades pessoais e profissionais inerentes à função;
  • Revelar espírito crítico e hábitos de tolerância e de cooperação;
  • Apresentar e fundamentar os seus pontos de vista respeitando as ideias dos outros;
  • Demonstrar criatividade e abertura à inovação;
  • Realizar as tarefas de forma autónoma e responsável;
  • Cooperar e trabalhar em grupo de forma a manifestar espírito de equipa e capacidade de relacionamento;
  • Agir de forma ética nas mais diversas situações;
  •  Reconhecer os diversos públicos de uma empresa ou instituição e aplicar as normas de atendimento;
  • Reconhecer a importância do secretariado na imagem de uma organização e aplicar as regras protocolares.
  • Preencher toda a documentação comercial e bancária.



Princípios de carácter geral

Obrigações profissionais e específicas

Sigilo


Relações sócio-profissionais

Ver link - asp-secretarias - CDeontológico


Ver link - http://secretariando.wordpress.com/codigo-deontologico-dao-secretariao/


Ver link - https://tecnicasecretariado.wikispaces.com




Secretariado Aula 2
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Ver LinkO que é ética profissional?









Para Reflectir

"Hoje em dia não basta ser apenas bom. Você tem que ser óptimo, e acima de tudo Único - ou no mínimo difícil de se igualar".






Google Books - SECRETÁRIA DE SUCESSO (CLICAR PARA VER LIVRO)



Dicas Para Sucesso Da Secretária




GOOGLE BOOKS  - NOÇÕES FUNDAMENTAIS PARA A SECRETÁRIA (Clicar para ver Livro)


GOOGLE BOOKS - SECRETÁRIA - UM GUIA PRÁTICO (Clicar para ver Livro)
 



 Google Books - Introdução ao Secretariado Executivo (clicar para ver Livro)


 Google Books - SuperSecretária: o guia para a profissional que quer vencer na vida (clicar para ver Livro)






Agora que já sabes um pouco mais sobre esta profissão, sugiro que enumeres:
  •  3 qualidades pessoais e profissionais que um Técnico de Secretariado deverá apresentar;
  •  3 funções/ tarefas que desempenha. 

Bom trabalho!



Vejamos o seguinte exemplo:


LINHAS ORIENTADORAS PARA O ATENDIMENTO AO PÚBLICO - Supermercado SuperCompra




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