twitter




(Clicar na imagem e aumentar com a lupa)



Ergonomia Conceitos - Link Slideshare


Conselhos para utilizadores de computadores - Link Slideshare


Ergonomia no Escritório - Link Slideshare


Dicas Gerais - Link


Ver Link - Ergonomia - erros no posto de trabalho




(clicar na imagem)


Os benefícios da ergonomia

O termo ergonomia tem origem de duas palavras gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Atualmente ergonomia é conhecida como a ciência que adapta ambiente e objetos às pessoas, ou seja, ela visa fazer com que a tarefa se adapte ao trabalhador, e não forçá-lo a se adptar a tarefa.

A Ergonomia pode ser aplicaa em vários setores de uma empresa. Em todos eles é possível aumentar a eficiência, segurança e saúde do colaborador.
“A ergonomia tem um campo mais amplo. Se fossemos pensar em 3 campos, poderíamos dizer que ela está dentro do físico, cognitivo e organizacional. O físico seria a ergonomia comum a todo mundo, em que pensamos em alturas, mesas, cadeiras e acessórios”, explica Symone Miguez, ergonomista. Segunda ela, a ergonomia cognitiva está começando a ser feita no Brasil, que é a ergonomia que pensa em sua interação com a máquina, seja ela um mero computador, seja ela uma máquina industrial. “E a organizacional é realmente pensando na gestão da ergonomia, desde ritmos, horas extras, como produzir necessariamente”, completa.

A ergonomia bem aplicada traz saúde para o profissional, como a ausência de problemas osteomusculares, além de melhorar o clima dentro das empresas. Profissionais satisfeitos aumentam a produtividade. Essa preocupação e conscientização vêm aumentando cada vez mais nas empresas.
Hoje grandes empresas estão preocupadas com a ergonomia em seus postos de trabalho, como bancos e o governo. Muitos produtos já são obrigatórios como apoio de pá para ‘check-out’ de supermercado, para postos de trabalho em telemarketing.
Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/os-beneficios-da-ergonomia




Causas - Más Posturas de trabalho - Dores










Prevenir - Exercícios de alongamento



(Clicar na imagem)




(Clicar na imagem)





Cadeiras para Escritório, escolha a cadeira de escritório correta para a sua coluna

cadeira-ergonomica-e-chair-sw-2026m-299670n0Escolher uma cadeira para escritório com apoio para os braços é sempre a melhor escolha, tendo em conta o conforto. As melhores cadeiras para escritório permitem-lhe descansar as suas costas numa posição totalmente relaxada sobre a parte traseira da cadeira. Existem diferentes tipos de cadeiras para escritório que diferem na forma e na cor. As Cadeiras para escritório de uso diário devem ser adequadas para a saúde da coluna e pescoço dos seus utilizadores.

Alguns recursos como ajuste de tensão, controle de ângulo e controle de altura devem ser examinados antes de comprar uma cadeira para escritório. A dor de costas é o principal problema relacionado ao mau funcionamento ou má escolha de uma cadeira para escritório. Uma cadeira para escritório ideal dá suporte traseiro completo e ajuda a manter a postura erecta. O ângulo de inclinação da cadeira é outro factor que deve ter em atenção.

As rodas da cadeira para escritório deverão ser adequadas para o chão em que irá ser utilizada. Existem dois tipos de de rodas, um deles, roda de disco rígido. As rodas de disco rígido são adequadas para pisos de carpete ou alcatifa. As rodas suaves são adequadas para pavimentos de madeira dura ou de cerâmica pode usá-las também em pisos danificados. Algumas cadeiras de escritório são projetadas para uso diário, sendo que outras apenas se adequam a uma utilização esporádica.

Se você comprar também uma mesa de escritório com uma entrada para a cadeira, escolha então uma cadeira para escritório com descanso de braços. O descanso para braços é uma característica recomendada a todas as cadeiras para escritório, porque permitem trabalhar muito perto da estação de trabalho e dá-lhe a possibilidade de descansar os braços sempre que seja necessário, evitando assim lesões futuras nas articulações e lesões crónicas.

As dúvida na compra de cadeiras para escritório são comuns. Existem diferentes tipos de cadeiras para escritório disponíveis no mercado, com vários preços formatos e cores. Além da adaptação anatómica, a sua escolha terá de ter em conta também a utilização dada à cadeira e o design do seu escritório. Um espaçamento perfeito pode ter um papel importante no ambiente do escritório. Assim, as cadeiras podem contribuir muito para este espaçamento no escritório. Se optar por uma grande cadeira para um pequeno escritório, todo o ambiente do escritório sairá prejudicado, o inverso também se verifica.

Procure sempre cadeiras para escritório ergonomicamente projetadas, em vez de simplesmente escolher uma na loja que lhe pareça interessante. As cadeiras para escritório ergonomicamente projetadas podem ser um alívio para as suas costas, pescoço, pernas e punhos. Existem também os modelos denominados cadeiras de ascensor hidráulico que se podem ajustar à altura e peso do usuário, facilitando o seu posicionamento relativamente ao posto de trabalho.

Resumindo, escolher uma cadeira para escritório pode ser uma tarefa um pouco complicada e com algumas variáveis, o impacto que terá no seu escritório, a cor, o tipo de móveis, ou alguma necessidade específica relativa à sua utilização, mas o mais importante é certificar-se que escolhe uma cadeira para escritório que possui as qualidades básicas que satisfaçam a ergonomia.

Fonte:

http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/cadeiras-para-escritorio-escolha-a-cadeira-de-escritorio-correcta-para-a-sua-coluna



Postura correta ao se sentar em seu escritório

posturacorreta_thumb

Muito se fala sobre postura no trabalho. Sempre temos que estar de olho e nos policiando para sempre ficarmos de forma que chegue no final do dia inteiro, achei essa imagem que frisa bem como se deve ficar no ambiente de trabalho.

A importância de uma postura correta, além de trazer ínumeros beneficios a saúde, chegamos ao final do dia ainda dispostos, e sem aquelas dores musculares, indesejáveis.

Alem de uma postura correta lembre-se de usar uma cadeira confortável.

Bom trabalho!



Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/postura-correta-ao-se-sentar-em-seu-escritorio






Como escolher móveis de escritório

O escritório é uma divisão que ganha cada vez mais importância numa casa, na medida em que a carreira e a formação contínua acompanha-nos muito para além do horário de expediente. Para além disso, trabalhar a partir de casa, full-time ou em regime de freelancer, é uma opção cada vez mais válida nos dias que correm e, por isso mesmo, um escritório dentro de casa é fundamental, começando pela escolha dos móveis adequados, que devem ser funcionais, ergonómicos e contemporâneos.

Pensar o espaço

Planear eficazmente o espaço a mobilar é meio caminho andado para um resultado final agradável e, no caso do escritório, onde até apetece trabalhar! A divisão ou zona que tem destinado ao escritório é grande ou pequena? Será um local onde vai passar muitas ou poucas horas? Quantas pessoas vai servir? Só adultos ou também crianças? Que orçamento tem disponível? Vai receber clientes ou é um espaço exclusivamente para si? Quer um ambiente formal, semi-formal ou informal? Independentemente das respostas a estas perguntas, quando estiver a escolher móveis para o seu escritório, procure orientar-se por estas três regras de ouro:
  1. Simplicidade: simples pode ser bonito, trendy e funcional, e será certamente um melhor investimento a longo prazo;
  1. Versatilidade: é sempre uma boa ideia adquirir mobiliário que possa ser facilmente transportado ou que permite alterações ou adições de peças para corresponder às suas necessidades crescentes e futuras (é por isso que os sistemas por módulos são tão populares!);
  1. Qualidade: um bom investimento é aquele feito em artigos de qualidade, ou seja, mobiliário que não vai partir, ceder ou ficar rapidamente com um aspecto de velho depois de meia dúzia de meses de utilização; dentro das suas possibilidades, procure mobiliário de escritório duradouro.

Mesa multifuncional

  • Protagonista de qualquer escritório, uma mesa não é apenas uma mesa quando se considera que este é um posto de trabalho onde provavelmente passará longas horas…e que se esperam produtivas!
  • Grandes, pequenas, rectangulares, quadradas, ovais, redondas, estiradores, em madeira maciça, aglomerados, em MDF, em aço, com tampo em mármore ou vidro, existem uma enorme variedade de secretárias para escritório. Descubra a ideal para si e para o espaço que vai servir!
  • Regra geral, um bom escritório requer uma mesa grande! Ora vejamos: precisa de espaço para o computador, teclado, rato, para papeis e para trabalhar sem ser no computador… isto para não falarmos na impressora, fax, telefone, porta-canetas, entre todos os outros acessórios que são imprescindíveis num escritório!
  • Nesse sentido, existem mesas enormes que podem ir de uma ponta a outra do escritório; mesas em formato L, perfeitas para trabalhar lado a lado com outra pessoa ou para ganhar uma superfície de trabalho extra; mesas de canto para espaços reduzidos; mesas com painéis extraíveis para crescer sempre que precisa de mais espaço! Procure aquele mais adequado ao seu escritório e à forma como o vai utilizar: uma mesa antiga pode ficar lindíssima no escritório, mas como será certamente de proporções reduzidas e sem gavetas, não vai ser nada produtiva; por outro lado, um tampo de mesa em vidro pode dar um toque especial ao seu espaço de trabalho, mas se tiver crianças em casa, pode não ser uma ideia muito viável!
  • Mesmo que vá comprar módulos de arrumação, recomenda-se sempre a compra de uma secretária com gavetas embutidas – será mais fácil manter a zona de trabalho organizada, mas com tudo o que precisa sempre à mão.

Cadeira confortável

  • Tão ou mais importante que a secretária para o seu escritório é a cadeira que a vai acompanhar. Se vai estar sentada nela durante oito ou mais horas por dia, então terá de ser confortável, ou seja, não vá à procura da maior pechincha da sua vida, mas sim vá preparado para investir! Neste departamento também há uma enorme diversidade, desde cadeiras simples em madeira ou plástico, passando por cadeiras forradas com tecido, camurça ou mesmo pele, rotativas ou não, com ou sem rodas.
  • O detalhe das rodas – permite movimentar-se facilmente entre as extremidades da mesa e até do escritório! – e o facto da própria cadeira poder girar – permite que possa inclinar-se para a frente e para trás e manter um confortável contacto visual com o seu monitor por exemplo – são duas excelentes vantagens aquando da escolha de uma cadeira para completar a sua mesa de escritório.
  • Muito mais crucial do que o seu design e material, uma cadeira de escritório terá de se adaptar a si e ao seu trabalho, até porque o stress diário que uma cadeira pouco apropriada pode infligir na sua coluna poderá trazer problemas de saúde sérios. As costas da cadeira que escolher deve ter um ligeiro contorno que acompanha a curva das suas próprias costas e um assento almofadado para um conforto extra, no entanto, não deve ser demasiada apertada. Para além disso, uma boa cadeira de escritório deve ter repousos de braços, principalmente se vai passar muitas horas ao computador.

A era da ergonomia

Segundo a Associação Portuguesa de Ergonomia, a ergonomia é “a disciplina científica relacionada com a compreensão das interacções entre os seres humanos e os outros elementos de um sistema, e a profissão que aplica os princípios teóricos, dados e métodos pertinentes para conceber com vista a optimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema”. Dito de forma mais simples, a mesa e a cadeira que temos no nosso escritório têm um impacto directo na nossa produtividade, uma vez que influenciam a nossa postura e níveis de conforto. Pior do que uma cadeira desconfortável ou uma mesa muito baixa, são os efeitos negativos que vão acabar por produzir: dores de costas, pernas, braços ou pulsos, cansaço, irritabilidade, stress e desconcentração. No fundo, estas peças devem ser reguláveis para que possa ajustar ambas até se sentir verdadeiramente confortável e durante largas horas de trabalho. O mobiliário de escritório pode ser seu amigo ou inimigo, por isso, invista algum tempo na sua escolha, experimentando tudo in loco.

Arrumação q.b.

  • Um bom escritório não pode ser realmente bom sem espaço para organizar e arrumar todos os papéis, livros, revistas, mil e um objectos e tudo aquilo que acaba invariavelmente por ir parar ao escritório! Espaço para arrumação são os locais onde se coloca tudo aquilo que não está a ser utilizado… e não é que ficam lá tão bem?!
  • Podem ser estantes que vão do chão ao tecto (aconselhamos vivamente e nao se vai arrepender!), blocos de gavetas, armários de chão ou afixados à parede (directamente por cima da secretária ou então para aproveitar um qualquer nicho!), com fechaduras para guardar documentos top secret ou então parte de um sistema modular que lhe permite acrescentar módulos sempre que ficar sem espaço – o importante é que sejam feitos de material duradouro!
  • Por mais limpezas de Primavera que façamos, a tendência é para continuarmos a acumular coisas! Já deu para perceber que ter muito espaço de arrumação nunca é demais? Para além de libertar superfícies de trabalho preciosas, terá tudo no seu sítio (ou seja, menos probabilidade de perder o quer que seja!), não causa stress visual e, consequentemente, aumenta os níveis de produtividade! Não é isso que sempre quis num escritório?
Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/como-escolher-moveis-de-escritorio







(Clicar na imagem)












A Cor no Escritório

office_cleaning
A utilização da cor é uma ferramenta que possibilita a criação de uma identidade visual para o projeto e a sua utilização correta colabora para a harmonia dos espaços.
Como já comprovado por diversos estudos, as cores produzem efeitos emocionais nos seres humanos: as cores quentes tendem a criar ambientes mais ativos e as cores frias, ambientes mais calmos.
O uso exagerado da cor pode produzir efeitos indesejados, tais como stress e fobia. O projeto ideal equilibra as cores quentes e frias, inclusive na iluminação, mesclando lâmpadas fluorescentes com lâmpadas comuns.
Para cada projeto deve ser desenvolvido um estudo de proporção específico e nele devem ser considerados todos os acabamentos envolvidos. Tanto no ambiente coorporativo quanto no residencial, o mobiliário é um dos itens que permite o uso da cor como recurso de estímulos.
Na área de trabalho o equilíbrio é fundamental para criar um espaço produtível e agradável. A combinação escolhida entre os acabamentos dos tampos, painéis e cadeiras pode criar um efeito surpreendente e gerar benefícios.
Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/a-cor-no-escritorio




18 dicas para organizar o escritório

Talvez têm andado tão ocupados a decorar o resto da casa que até se esqueceram do escritório, ou pior, este tem servido de local de arrumação desarrumada, ou seja, neste momento está a servir de armazém e têm mantido a porta fechada para não ter de ver a confusão. Voltem a abrir essa porta e deitem mãos à obra – este é um espaço que só funciona quando bem organizado.
  1. A disposição do mobiliário irá depender da quantidade de tempo que vão ou não passar no escritório de casa, ou seja, é importante decidirem se precisam de duas mesas e duas cadeiras (uma para cada!) ou se um posto de trabalho é mais do que suficiente, podendo assim dedicar o restante espaço a um recanto de leitura ou colocar um sofá cama que dará sempre jeito porque não têm quarto de hóspedes, por exemplo.
  2. Enquanto depósito de todo o tipo de papéis, é essencial que o escritório tenha algumas gavetas e armários fechados para poderem guardar o que utilizam menos e diminuir o “ruído visual”.
  3. Separem os papéis profissionais dos pessoais, ou seja, tentem não agrupar os relatórios do escritório com a tese de mestrado, as contas da água e as subscrições das vossas revistas mensais. Na hora de procurar algo importante, a tarefa complica-se.
  4. Criem um sistema de arquivo que funcione para ambos: podem ter, por exemplo, uma pasta com várias divisórias para colocar todas as contas da casa, do carro e afins. No final de cada ano, podem esvaziar essa pasta, reunir os papéis que necessitam para o IRS e arquivar o restante em dossiers próprios – um para as contas da água, outro com os documentos do banco e por aí fora. Assim, terão o historial de cada situação junta e organizada por anos.
  5. Se não têm por hábito arquivar cada folha de papel à medida que a recebem, podem colocar um cesto na secretária onde vão juntando todos os documentos que precisam de ser arquivados e fazer isso uma vez por mês, por exemplo.
  6. Se partilharem o mesmo computador, também este deve ter um sistema de organização que seja prático para ambos. Podem, por exemplo, criar um “ambiente de trabalho” distinto, estando a organização da respectiva informação a cargo de cada um.
  7. Etiquetas, feitas no computador ou à mão, e coladas nas vossas caixas de arrumação e dossiers são uma ferramenta preciosa na hora de guardar e de procurar alguma coisa específica.
  8. Para manterem as gavetas da secretária sempre imaculadas, porque não equipá-las com divisórias adequadas – tabuleiros próprios ou caixas de chocolates vazias – para manter tudo no sítio certo?
  9. Numa estante ou em prateleiras fixas às paredes, reúnam todos os vossos livros e organizem-nos por temas ou cores.
  10. Utilizem a vossa imaginação para organizarem todos os pequenos objectos que compõem um escritório – canetas, marcadores, pins, agrafadores, agrafos, clips, post-its, blocos de notas, CDs – recorrendo a cestos, bolsas, caixas, latas e frascos de vidro. Algumas coisas poderão ter de comprar, outras podem até já ter em casa, à espera de serem utilizadas. Assim, tudo terá o seu sítio certo.
  11. Os fios dos computadores, telefones, televisão, aparelhagem ou qualquer outro gadget que possam ter no escritório podem ser incómodos e inestéticos, por isso, nada como recorrer ao Cable Box ou a um passa-cabos para esconder esses metros de cabos que ninguém gosta de ver.
  12. Um quadro magnético ou de cortiça é uma boa solução para manter visíveis notas e documentos que precisam de tratar, sem ocupar espaço na secretária, nem criar pilhas de papéis.
  13. Guardem, junto à secretária, aquelas coisas que utilizam com maior frequência, armazenando o resto numa estante ou armário. Por exemplo, a impressora, telefone ou fax devem estar próximo do posto de trabalho, ao invés da vossa colecção de revistas ou a pasta do IRS de há dois anos.
  14. Um carrinho, de preferência com rodas, e que possa ser encaixado debaixo da própria secretária, pode ser uma excelente mesa de apoio para quando estão a trabalhar, servindo simultaneamente de local de armazenamento.
  15. Uma ou duas vezes por ano devem fazer uma limpeza geral ao escritório, eliminando papéis, revistas e jornais velhos; criando espaço para o que estará para vir. Como? Quando já acumularam muitos dossiers e pastas, invistam numa caixa de plástico de armazenamento onde possam colocar essas coisas antigas e guarde-a num armário da casa ou até na garagem.
  16. Se são aquele tipo de pessoa que abomina ter de lidar com papéis, muito menos acumulá-los, podem sempre digitalizar todos os vossos documentos/contas e guardá-los em ficheiros informáticos. Não se esqueçam de fazer periodicamente cópias de segurança num disco externo ou em CDs. Quanto ao papel, podem sempre passá-lo num triturador para garantir a vossa privacidade e, claro, reciclar tudo no final.
  17. Se o escritório for pequeno, aprendam a rentabilizar todo o espaço disponível, para assegurar uma divisão minimamente ordenada.
  18. Procurem deixar o escritório sempre da mesma forma que o encontraram – de preferência organizado – e não caiam na tentação de o utilizar como repositório de tudo e mais alguma coisa.
Fonte: http://anossavida.pt/artigos/18-dicas-para-organizar-escritorio




Dicas para organizar a mesa do seu escritório

TableOfficeFurniture-1
Segundo o Feng Shui, arrumar a mesa do jeito certo faz as energias fluírem e o astral do escritório ficar lá em cima.
1. Tente sentar de frente para a porta de entrada: a movimentação atrapalha a concentração, mas é sempre bom observar quem chega e sai.
2. Papéis, arquivos, livros e xícaras não deixam a energia fluir direto. Marque um dia por semana para fazer uma faxina na mesa, limpar as teclas do computador e esvaziar as gavetas.
3. Para conseguir reconhecimento e aumento de salário, coloque no canto esquerdo de sua escrivaninha algo vermelho ou um cristal.
4. Um vaso de planta do lado direito da mesa ajuda a ter saúde sempre em dia.
5. Objetos pontudos liberam energia negativa. Esconda tesouras e estiletes.
6. Ponha um copo com água sobre a mesa para absorver as ondas ruins. No final do dia, jogue numa planta que esteja na terra ou na pia.
7. Se os móveis forem frágeis, tenha algum objeto sólido e pesado na sua mesa. Pode ser um peso de papel ou uma estatueta.
8. Deixe por perto coisas que tragam boas lembranças.
9. Use moldura negra, vermelha ou dourada em quadros ou fotos.
10. Não empurre as tarefas para depois. O trabalho atrasado não permite que as energias se renovem.
Fonte: http://fengfshui.com/FengShui-blog/dicas-para-organizar-a-mesa-do-seu-escritorio/
Fonte:

http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/dicas-para-organizar-a-mesa-do-seu-escritorio





Dez dicas para organizar o escritório


Tok&Stok
Linha Tiba - Tok & Stok
Tok&Stok
Linha Boss - Tok & Stok
Organizar a área de trabalho é essencial para que as tarefas do dia a dia sejam realizadas de forma mais eficiente e produtiva. E o melhor é que ao organizar o ambiente, seus papéis, contas e arquivos, você vai descobrir que não é preciso muito espaço para colocar tudo em ordem, basta ter um lugar certo para cada coisa, seja na empresa ou em casa. Veja abaixo algumas dicas de móveis e acessórios que podem ser utilizados para a organização do escritório e saiba por quanto tempo devem ser guardados alguns documentos importantes.

01. O conforto é importante para garantir a produtividade, por isso, se atente ao comprar a cadeira que vai utilizar. Prefira as cadeiras com assento, encosto e altura reguláveis e que possuam rodízios. Antes de escolher a cadeira, verifique a altura da mesa e certifique-se que os braços da cadeira não batam no tampo.

02. Uma boa iluminação é essencial para a área de trabalho. A iluminação geral deve estar entre o computador e a cadeira, nunca atrás da mesma, para evitar o reflexo da luz na tela do computador. Luminárias de mesa com haste articulável complementam a iluminação, nesse caso, o foco deve estar direcionado para o teclado do computador ou para a área de trabalho, a uma distância aproximada de 50 cm.

Pequenas luminárias próprias para esse fim fazem parte da coleção Tok&Stok, como a Led Mouse, que funciona à pilha e a Led Top, que é ligada na entrada USB do notebook.

03. Se você é destro deixe o telefone do lado esquerdo da mesa e mantenha um bloco de notas, a agenda e uma caneta sempre próximos ao telefone.

04.Junte todos os fios e esconda-os. O Porta-fio Uniflex, da coleção de acessórios Tok&Stok, é uma espécie de canaleta que esconde super bem todos os fios de uma só vez. Afinal, além de ficar feio, fios soltos no chão ainda dificultam a limpeza do ambiente. Os produtos, confeccionados em plástico, estão disponíveis em preto e branco translúcido, nas medidas de 12mm e 20mm de espessura.

05. Para organizar a mesa de trabalho, retire tudo que está sobre a mesa e coloque de volta apenas os objetos realmente utilizados no dia a dia. Acessórios de mesa como porta lápis, porta clips e porta papel de mesa ajudam a colocar ordem nos objetos que precisam estar sempre à mão.

Procure deixar no porta papel de mesa apenas os papéis que você precisará durante a semana e se acostume a arquivar o que não será mais utilizado.

Utilize a caixa arquivo como caixas de "entrada" e "saída" ou para arquivar pastas e apostilas. Na imagem ao lado o aparador de livros da Linha Criar organiza os lvros que tem que ficar à mão.

06. Para arquivar os papéis e documentos importantes utilize pastas, porta arquivos de mesa, gaveteiros, caixas... Primeiro jogue no lixo o que puder ser jogado e separe os papéis em arquivos ativos e inativos. Os inativos, conhecidos também como arquivo morto, podem ser colocados em caixas dentro de pastas, separados por assunto e guardados em um armário ou estante.

Os móveis em chapa de aço da Linha Files são práticos e versáteis, projetados para organizar escritórios tanto de casa, quanto os institucionais.

07. Pequenos organizadores de mesa também podem ser utilizados, caso não precise de armários. O porta pastas suspensas Power Executivo além de servir de arquivo, ainda pode ser facilmente levado para uma reunião externa.

08. Por quanto tempo devo guardar os documentos? Muitas vezes guardamos comprovantes de contas e muitos outros papéis sem necessidade, e com isso, ficamos sem espaço para guardar o que é realmente necessário. segue um guia resumido do que deve ser arquivado ou jogado, segundo as orientações do livro Organize-se, de Donna Smallin:

- Canhotos de cheque devem ser guardados até que você confira cuidadosamente cada cheque emitido, se quiser, guarde apenas os mais recentes, caso precise comprovar algum pagamento.

- Comprovantes de saques e depósitos podem ser descartados após a conferência do extrato bancário.

- Notas Fiscais de produtos devem ser guardadas durante o período de vida útil do produto.

- Contas de tarifas públicas, pagamentos de condomínios e mensalidades escolares devem ser mantidas por 5 anos.

- Imposto de renda e impostos em geral precisam ser guardados por 5 anos, passado esse período, se resolver descartar os documentos, é melhor rasgá-los ou queimá-los.

- Escrituras e registros de propriedade devem ser mantidos para sempre, exceto em caso de venda.

09. Invista nos móveis de apoio como pequenas estantes, carrinhos ou bares para organizar os acessórios de lanche e café no escritório. Caixas podem ser utilizadas para guardar o estoque e a bandeja mantém a garrafa e as xícaras no lugar. Não se esqueça de conferir sempre o prazo de validade dos itens armazenados.

10. Vou fazer isso quando tiver tempo... é uma das frases mais conhecidas por nós, o problema é que esse tempo nunca aparece. Maria Gracia, do site getorganizenow.com dá a dica de estabelecer objetivos de 10 minutos para realizar algumas atividades que sempre deixamos para trás. Como? Programe 10 minutos diários para por em dia a leitura, estudar algum idioma, se divertir com seus filhos e, é claro, manter seu escritório em ordem.

Fonte: http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-32--50-20090430




Segurança no seu escritório de casa – Home Office

office200Um dos aspectos mais importantes do ambiente do escritório – em casa ou outro lugar – é segurança. Quando você trabalha para um empregador, ele é responsável por mantê-lo em segurança.
Entretanto, quando você trabalha em casa – trabalhando para uma empresa ou por conta própria – você é o responsável por sua própria segurança. Aqui estão algumas dicas de como se manter seguro no trabalho em casa:
Instale detectores de fumaça com baterias que funcionem.
Tenha um extintor de incêndio por perto e dentro da validade.
Não ligue muitos equipamentos de escritório na mesma tomada.
Periodicamente cheque toda a fiação para ver se há desgastes e troque quando necessário.
Certifique-se que unidades portáteis de aquecimento não fiquem próximas de cortinas, móveis, ou outros itens combustíveis.
Não lote armários de arquivos, e abra uma gaveta por vez. Abrir mais de uma pode fazer com que o armário caia sobre você.
Lembra dos ergonômicos? Eles são importantes. Use uma cadeira confortável e sente-se em uma posição que não desloque seus braços, pescoço e costas.
Certifique-se de ter sempre iluminação suficiente em seu escritório para não ter problemas de vista.
Não exagere! Apesar de estar em casa é fundamental estabelecer horários para o trabalho e para o repouso. Muitos acidentes acontecem por que estamos muito cansados e nossa atenção fica prejudicada.
Tenha à mão os telefones da Polícia, Bombeiros, do seu médico e de pessoas que possam auxiliá-lo rapidamente, como um vizinho por exemplo.
Mantenha o ambiente limpo e organizado. Muitas vezes a bagunça esconde armadilhas que podem ferí-lo ou causar um acidente grave.

Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/seguranca-no-seu-escritorio-de-casa




Checklist Materiais de Escritório

Para que você tenha um ambiente de trabalho bem equipado, uitlize este checklist para verificar suas necessidades de materiais de escritório.
Digite no box correspondente a quantidade a ser providenciada de cada item na sua lista de compras.
Imprima o checklist, clicando em Imprimir Checklist ao final da lista. Clique aqui para visualizar o Checklist
Fonte: http://www.organizesuavida.com.br/si/site/510103
Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/checklist-materiais-de-escritorio




TIPOS DE PLANTAS E FLORES PARA ESCRITÓRIOS

plantasA utilização de plantas nos mais variados tipos de ambiente traz vários efeitos benéficos ao ser humano. Os locais de trabalho, por exemplo, costumam ser recintos fechados e dependentes de ar-condicionado, o que torna o ar seco. Nesses casos, o uso de plantas é praticamente indispensável.
Plantas domésticas comuns são purificadores naturais do ambiente. Elas não apenas convertem o dióxido de carbono em oxigênio, mas também removem da atmosfera elementos prejudiciais como o benzeno e o formaldeído.
Mesmo num pequeno apartamento ou num cantinho do escritório, é possível, de maneira simples e sem maiores despesas, o cultivo de plantas. Tudo o que você precisa fazer é escolher as que se adaptem às condições que o local tem a oferecer.
Os cuidados como irrigação segue a mesma regra das plantas que estão ao ar livre. As regras não deverão ser mais espaçadas do que requer cada espécie, nem mais abundantes do que ela necessita, porque isso pode ocasionar o apodrecimento das raízes, para evitar que isso aconteça, é importante tomar muito cuidado com relação à drenagem dos vasos e jardineiras, utilizando no fundo dos mesmos, argila expandida ou cacos de cerâmica evitando assim o acúmulo de água nas raízes.
Veja alguns tipos de plantas que se adaptam bem a ambientes fechados:
Plantas de pleno sol (Necessitam de quatro horas diárias de sol direto):
- Ixora
- Bruxinho
- Azaléia
- Onze-Horas
- Gerânio
Plantas de meia-sombra (Não recebem sol direto em nenhuma parte do dia, mas precisam de pelo menos quatro horas diárias de luz indireta):
- Violeta-Africana;
- Antúrio
- Peixinho
- Lírio-da-Paz
- Cheflera
- Begônia

Plantas de sombra ( Recebem apenas luz difusa, entre quatro e seis horas por dia, sem sol ou claridade direta):
- Jobóia
- Palmeira-Ráfis
- Singônio
- Espada de São Jorge
- Café-de-Salão
Há estudos que comprovem que as plantas em ambiente de trabalho diminuem o estresse e melhoram a criatividade.
Para quem quer aprender mais sobre o cultivo de plantas, o IUB oferece o Curso de Jardinagem, que ensina o cultivo de várias espécies de plantas, reprodução e multiplicação das plantas, plantio em vasos, transplantes de árvores adultas, implantação de jardim, pragas e doenças das plantas, manutenção do jardim, plantas ornamentais, plantas nos ambientes internos, métodos de multiplicação das plantas, e muito mais.
Para quem quiser saber mais, o Instituto Universal oferece cursos e material didático para você aprender a cuidar das suas plantas ou mesmo trabalhar profissionalmente.
Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/tipos-de-plantas-e-flores-para-escritorios





Como organizar seus documentos

mini-acordion-organizer-fb
Quando se está trabalhando em casa a exigência de papéis e documentos é tão freqüente quanto quando estamos em uma empresa convencional. Nessas circunstâncias as pessoas mais organizadas levam vantagens sobre as demais, visto que mantém a disciplina do arquivamento e registro dos documentos, não permitindo que o conforto do lar relaxe a rotina administrativa e organizacional.
Nem todos os papéis e documentos precisam ser destinados a um arquivamento minucioso. Por isso, antes de reordená-los é importante deixar à mão os de uso mais constante. Por outro lado, manter itens raramente usados entre os de utilização rotineira, pode dificultar a busca de qualquer um deles em vez de facilitar.Separando os Assuntos
Quando estamos trabalhando em casa muitas vezes misturamos os documentos particulares com os da empresa. Este é um erro grave porém comum e que deve ser corrigido, exigindo constante policiamento. Separe as coisas. Monte seções de arquivo para cada assunto: O que é da casa para um lado e o que é da empresa para outro, cuidando para separar também o tempo para cuidar de cada um.
Arquivos de Casa
Lar – A pasta ou caixa com esse título deve conter informações sobre todos os membros da família, bem como um inventário completo com todos os itens da residência e seus respectivos valores.
As descrições devem conter os nomes das peças e registro de seu modelo, fabricante e número de série.
Saúde – Essa divisão é destinada a todos os exames e receitas médicas de cada familiar, incluindo especialmente as mais recentes.
Finanças Pessoais – Trata-se de um local específico para armazenar os documentos referentes a contas bancárias, investimentos, seguros, testamentos atualizados (de acordo com o estado civil, novos beneficiários etc.), planos de pensão e comprovantes de pagamento de contas.
Crie um envelope ou divisão para cada conta a pagar. No exterior de cada um, anote as datas em que quer efetuar os pagamentos e não o dia em que as contas vencem. Depois ordene os envelopes de forma cronológica no arquivo ou pasta entitulada “Contas a Pagar”.
Caso também tenha pagamentos a receber, crie outra pasta, na qual podem ser inseridos seus recibos até que você receba o comprovante de depósito efetuado.
Viagens – A esta pasta podem ser destinados os documentos que geralmente são utilizados em viagens internas ou ao exterior.
Entre eles estão as anotações referentes a situações de emergência, ou seja, números de telefones a serem contatados, endereço residencial e tipo e fator sangüíneos.
Além disso, há ainda os comprovantes de vínculo no país de origem e cartão do seguro-saúde válido para a região de destino.
Quanto tempo guardar cada documento
- Licenciamentos e recibos de seguro obrigatório do automóvel:
Pelo menos 1 ano.
- Multas e contas de energia elétrica, telefone e cartão de crédito:
Podem ser requeridos pelas prestadoras de serviço até dois anos após serem pagos.
- Recibos de aluguel e contas de água:
O prazo mínimo para retenção de é de 5 anos.
- IPTU e Imposto de Renda:
O prazo mínimo para retenção de é de 5 anos.
- Taxa condominial:
O pagamento da pode ser contestado em até 20 anos.
- Comprovantes de pagamento de contas em geral:
Devem ser guardados por um tempo que varia entre 12 meses e 20 anos, para evitar contestações jurídicas.
Organização digital
Além de arquivar em pastas ou caixas, os documentos em papel também podem ser armazenados no formato digital.
A maneira mais simples de executar esse procedimento é submetê-los a um scanner.
Alguns modelos desse aparelho são capazes de processar materiais encadernados, documentos frágeis, danificados ou muito pequenos.
Documentos já digitalizados podem ser organizados por meio de programas especificamente voltados a esse fim.DICA
Os documentos e papéis arquivados, e conseqüentemente de uso menos constante, ficam mais bem protegidos quando guardados em caixas à prova de fogo. Também podem ser utilizados modelos que requeiram chaves ou códigos para serem abertos.

Fonte: http://www.moveisparaoseuescritorio.com.br/como-organizar-seus-documentos




(Clicar no folheto)

Fonte: http://tecnicascomerciais1.blogspot.com/2009/11/extintores.html



EXTINRISCO - EMPRESA


Segurança contra incêndios - PDF


http://tudosobrextintores.blogspot.com/










ACIDENTES E DOENÇAS PROFISSIONAIS - Link Scribd


Ver Link


Ver LinkOrganização do Posto De Trabalho






Por que a agenda é importante?

Conheça 14 motivos para usar uma agenda, se organizar, ter mais produtividade e menos stress. Se quiser ter sua vida e seu tempo sob controle, você precisa ser organizado.

Ninguém nasce organizado, mas esta é uma habilidade que qualquer um pode adquirir. É só ter uma atitude pró-ativa e decidir começar. O resto é fácil, pode acreditar.

Qualquer pessoa que pretenda ser organizada e ter seu tempo e sua vida sob controle precisa indiscutivelmente de uma agenda. Entenda-se por agenda qualquer tipo de organizador pessoal: PDAs, Outlook, agendas de papel, etc. É aí que tudo começa. Quando nos referimos à agenda, não estamos falando apenas de um lugar para anotar seus compromissos e registrar os telefones de seus contatos. A agenda é muito mais que isto. Ela pode ajudar você em muitas coisas:

1. Lembrar-se de tarefas futuras.

2. Anotar compromissos.
3. Escrever listas de coisas a fazer.



4. Planejar sua semana.
5. Planejar seu dia.
6. Anotar prazos importantes.
7. Controlar tarefas com prazos determinados.
8. Registrar idéias e acompanhar projetos.
9. Lembrar-se de eventos recorrentes como datas especiais e aniversários, compromissos semanais ou mensais, etc.
10. Registrar e guardar números de telefone e endereços.
11. Armazenar informações pessoais como números de documentos, contas bancárias, códigos, senhas, etc.
12. Programar atividades recorrentes como reuniões com colaboradores, operações de backup de dados, organização ou limpeza semanal da sua área de trabalho.
13. Organizar atividades com base em suas metas e objetivos.
14. Desenvolver mapas mentais.
Enfim, tudo aquilo que possa ser importante para que você tenha seu tempo e sua vida sob controle.

Claro que existem outros fatores que podem influenciar na sua organização e você terá todos eles relacionados neste site, mas a agenda é a ferramenta mais importante que você tem à sua disposição. Ela é o seu guia, o seu mapa, a certeza de poder sempre voltar ao seu "porto seguro".

Lembre-se que a informação e o conhecimento só têm valor quando podem ser resgatados de forma rápida e segura, na hora que você precisa. Quer um exemplo simples? De que adianta você conhecer várias pessoas influentes, que poderiam ajudá-lo numa situação de emergência, se não tiver seus telefones ou não souber como encontrá-las no momento que precisar?

Confiar na memória é o maior erro que podemos cometer no que diz respeito a se organizar. Na verdade, as pessoas deveriam se esquecer de lembrar das coisas. Isto pode soar um pouco estranho, mas o ritmo de trabalho e a quantidade de informações que temos que processar nos dias de hoje, fazem com que seja impraticável utilizarmos a técnica da memória para administrarmos nossa vida.

Registrar no lugar certo e poder acessar estas informações na hora que precisamos é sem dúvida o caminho mais fácil e eficiente a seguir, se quisermos realmente nos organizar.

Quando perguntavam a Albert Einstein porque ele não lembrava o número do próprio telefone ele dizia "Para que, se posso encontrá-lo na lista telefônica a hora que precisar".

Uma outra coisa muito importante e que pode ser fundamental para determinar o seu grau de produtividade e tranqüilidade pessoal é: Pediu para alguém fazer uma tarefa importante para você? É possível que essa pessoa se esqueça, comprometendo o seu projeto. Para garantir que o trabalho seja feito, agende para poder acompanhar ou cobrar a tempo, se for necessário.

Acabou de combinar uma mudança num trabalho? Agende imediatamente. Passou pela sua cabeça que você talvez não esteja dando a atenção necessária a seu filho ou parceiro (a)? Agende imediatamente uma ação para consertar isto, (a compra de um ingresso, envio de flores, etc).

Dica OZ!
Melhorar um procedimento desorganizado para outro mais organizado pode fazer muita diferença. Com uma simples mudança de atitude você pode modificar hábitos, e aperfeiçoar uma, duas ou até três horas no seu dia de trabalho, ganhando mais tempo para coisas importantes para você e melhorando sua qualidade de vida.

"Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."











(aumentar para full screen)








(ver full screen)







(Ver em full screen)












Outlook Tutorial - youtube














































7 Hábitos das pessoas organizadas

A maioria das pessoas organizadas segue algumas regras simples.

Apresentamos abaixo os 7 hábitos das pessoas muito organizadas.

1. Elas possuem um lugar para cada coisa.
Cada item que possuem tem um local adequado, uma "casa". Os livros estão na estante de livros. O lugar dos brinquedos é no quarto de brinquedos ou no armário próprio para eles. Os CDs estão caixas, gavetas ou em porta CDs, organizados por gênero ou artista por exemplo. Os documentos estão em pastas de arquivo, etc.

2. Elas colocam as coisas de volta no lugar.
Uma vez que um objeto qualquer não será mais utilizado, eles não ficam vagando por lugares temporários. Estes objetos, após serem usados, retornam imediatamente à sua "casa", ao seu local de origem.

3. Elas anotam suas tarefas e lembretes.
Pessoas organizadas costumam anotar seus compromissos, tarefas e listas de lembretes. Isto é feito de forma constante e consistente, em suas agendas (de papel, computador ou computador de mão). Elas não se arriscam a se esquecer das coisas. Elas sabem que suas memórias não são confiáveis e que suas agendas estão ali exatamente para cumprir esta função.

4. Elas não acumulam papéis
Papéis e documentos que devem estar guardados, são arquivados diariamente. Correspondências são abertas perto do lixo, e papéis desnecessários são descartados imediatamente. Contas são colocadas na pasta de contas a pagar, revistas são lidas e guardadas por uma semana ou duas, depois doadas ou descartadas.

5. Elas não deixam as coisas para depois.
Quando alguma coisa deve ser feita, as pessoas organizadas costumam agendar, planejar ou simplesmente executar a tarefa o quanto antes. Desta forma evitam acumulo de serviço, prazos apertados e outros problemas causados pela procrastinação (procrastinar é voluntariamente deixar para depois o que deveria ser feito agora).

6. Elas possuem prazos e objetivos.
Pessoas organizadas sabem que para obterem resultados, precisam saber claramente aonde querem chegar e em que prazo. Elas fazem revisões periódicas em seu planejamento.

7. Elas procuram manter apenas as coisas necessárias.
Pessoas organizadas não acumulam coisas. Não ocupam espaço com objetos inúteis, roupas que não utilizam há anos, revistas antigas e outras tranqueiras. Apenas as coisas que lhe são úteis ou proporcionam algum prazer, são mantidas. Estas pessoas acreditam na simplicidade. Elas respiram mais facilmente se puderem circular em seus espaços sem ter que esbarrar em caixas ou mergulhar em armários abarrotados.

"Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato."






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens e Comentários

Este blog tem: postagens e comentários

Mensagens mais lidas.